top of page

DESIGNOW

Expansão dos sentidos

Início: Bem-vindo
Início: Blog2
Buscar
Foto do escritorLarissa Yedda

(4) Ao infinito e além

Atualizado: 21 de mai. de 2019



Nesse texto trago alguns projetos analisados para falar sobre nossos sentidos e as mídias digitais na primeira avaliação do semestre (G1 para os íntimos). Escolhi falar sobre diferentes usos da tecnologia usada por designers para aguçar nossos sentidos e provocar nossas sensações.


Exposições

A arte permite diversas possibilidades de interpretação, some isso as milhões de possibilidades de uso da mídia digital para aplicar toda a criatividade do artista. A área de exposições vem se apropriando cada vez mais da tecnologia de sensores para criar experiências únicas.


“Eu podia comparar a minha música com a luz branca, que contém todas as cores. Apenas um prisma pode dividir as cores e fazê-las aparecer;” - Arvo Pärt, compositor que inspirou a obra.

Feita de uma tela curva transparente representando o prisma na frase de Pärt, os visitantes podiam ouvir as palavras e a música do compositor. : “Spiegel im Spiegel” (Espelho no Espelho), “Für Alina”, “Silentium” e “Da pacem Domine”.




"Foil" do artista Benjamin Hubert é um tapete de espelhos que se move conforme a passagem do público pela caverna de pinturas, criando texturas e movimentos sobre as telas.



Workspaces

Espaços de trabalho cada vez mais conectados e táteis. Os designers vem produzindo experiências inovadoras com propostas como as dos exemplos abaixo.



"Microsoft Envisioning Center Live, Work, Play" é um projeto que promete uma interação de tela com diversos pontos de contato, simulando interações e permitindo gerir diferentes tarefas.



Outro exemplo que usa a tecnologia de projeções em telas táteis é o Sangung Display Mirror OLED. Que exibe diversas funcionalidades na tela de um espelho.




Wearables

Falamos em outro texto sobre as possibilidades dos wearables. Bem, os exemplos a seguir são de uma categoria um pouco diferente. Não focam tanto nas funcionalidades da tecnologia mas sim em sua estética. O exemplo é só para mostrar que os usos dessa tecnologias são inúmeros, seja pro bem ou pro mal....


Nicolas Ghesquière, diretor criativo da Louis Vuitton projetou uma série de bolsas que utilizam telas OLED flexíveis em sua estrutura.





===============================

Referências:



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page