Projeto feito em conjunto com http://desexpsen.com
Continuando nossa conversa anterior....
(lembra? sobre a expansão do corpo e dos sentidos... )
A pesquisa inicial demonstrou um ponto em comum entre os insights encontrados por mim e pela Julia Furtado na pesquisa dela . Ambas se interessaram pela associação entre humano e máquina. Não aquela parafernália prateada com luzes da cultura pop, mas uma forma mais orgânica de expandir a potência humana através da tecnologia.
A ideia central propõe sensores que já foram testados e são utilizados em outras funções. Grande parte da proposta poderia ser "colocada em prática", mas optamos por apresentar algo mais especulativo como proposta final.
Ao longo dos textos desse blog falamos muito sobre os sentidos e todas as suas possibilidades. No entanto, quase tudo o que foi apresentado passa muito mais pelo externo do que propriamente conosco, humanos.
Permitindo ampliar os sentidos a fim de perceber e reagir ao mundo que nos cerca, nosso projeto fala sobre próteses que conectam-se a nossa percepção do ambiente e reagem a partir dessa compreensão.
Em situações de risco, as roupas podem se projetar como armaduras, espinhos, ou mesmo se inflar para proteger uma queda. Exemplos simples para exemplificar uma proposta ainda em percurso de possibilidades.
A partir de dispositivos físicos e digitais as próteses poderão codificar determinados estímulos de perigo ou alterações naturais ativando sensores e fazendo as próteses reagirem se modificando de acordo com cada circunstância.
Os dispositivos, permitem ampliar nossos sentidos humanos a partir da integração de próteses ao nosso próprio corpo, capazes de responder a estímulos sem depender necessariamente de estar conectada a uma rede de dados compartilhada. Ampliando nossa capacidade individual de tomar decisões e reagir ao que nos cerca.
Alguns sensores que podem ser usados para o projeto que estamos estudando:
Temperatura e umidade
Sensor de gás
Sensor de radiação (Geiger counter)
Sensor de sono
Sensor de quedas
O sensor Grove - Air quality sensor, tem como principal gás detectado o monóxido de carbono, álcool, acetona, thinner, formaldeído e outros gases levemente tóxicos.
O Grove-Temperature &Humidity &Pressure &Gas Sensor(BME680) é um sensor de múltiplas funções que pode medir temperatura, pressão, umidade e gás ao mesmo tempo. É baseado no módulo BME680.
========
Referências
Comentários