top of page

DESIGNOW

Expansão dos sentidos

Início: Bem-vindo
Início: Blog2
Buscar
Foto do escritorLarissa Yedda

(1) Apenas 5 formas de perceber o mundo?

Atualizado: 21 de mai. de 2019

Design e os sentidos

Não há nada na nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos.

Aristóteles


A partir de Aristóteles se popularizou a ideia de que temos cinco maneiras de perceber o mundo a nossa volta. Visão, olfato, paladar, audição e tato, seriam nossa única forma de vivenciar as experiências da vida.


Bom, essa é uma visão limitadora de toda a complexidade de sentidos que possuímos. A ciência classificou mais de 20. Nossa percepção do mundo vai muito além dos cinco sentidos.



Que sentido te deixou meio tonto ao ver esse gif? Como explicar as diferentes experiências e reações que temos ao ver algo que nos causa um desconforto ou uma imensa alegria? Essas sensações não conseguem ser explicadas apenas com os cinco sentidos.


Podemos dividir em dois tipos de percepção: nosso mundo interno e externo. Os cinco sentidos tradicionais dão conta desse lugar de fora de nós, no entanto, essa experiência se conecta com nosso mundo interno, trazendo sentimentos que não se definem pelos cinco tradicionais sentidos.

[…] o homem está rodeado de um campo de energia corpuscular ou vibratória correspondente à cor, ao frio, ao cheiro, à claridade, ao vento, à pressão atmosférica sentida na pele, ao som que ouve, à temperatura que vem estimular os sistemas receptores sensoriais do corpo, por meio dos cinco sentidos conhecidos e dos sentidos interiores menos mencionados, como sentido vestibular, sentido orgânico, sentido sinestésico.

Okamoto (2002, p.34-35)


Essa matéria da Super Interessante, fala muito mais sobre esse assunto.


Mas, o que isso tem a ver com design?


Quando falamos de design a primeira coisa que vem a mente é o estimulo visual. Mas o design pode extrapolar essa compreensão. Ele oferece uma experiência única ao redor de um produto ou serviço. Se apropriando dos cinco sentidos para criar momentos marcantes que permitem ir além deles.


Sinestesia
font: https://buenocenografia.com.br

Soa presunçoso eu sei, mas sem generalizações, existem projetos de design pensados para criar experiências que envolvam os sentidos de maneira única. E explorar as inúmeras possibilidades desse campo conecta o design ao humano em sua base mais primitiva, a percepção da realidade e do mundo a sua volta.


Os cinco sentidos

Visão, audição, paladar, olfato e tato. Como estimular esses sentidos em um projeto de design? Como ir além deles?


Junsop Lee, em seu TED "Design para os 5 sentidos", fala um pouco sobre experiências que buscam estimular e explorar o maior número de sentidos. Ele parte de exemplos cotidianos para apresentar uma questão complexa: Nossa experiências mais marcantes são aquelas que estimulam o maior numero de sentidos ao mesmo tempo.



Design sinestésico


Sinestesia é a união de diferentes sentidos, quando combinamos dois ou mais dos nossos sentidos para vivenciar uma determinada experiência.

No campo do design, busca-se despertar diversas sensações combinando os sentidos criando um maior envolvimento do usuário. Vai além da estática visual, permite a criação de uma memória afetiva.


As pessoas reagem às experiências por meio de suas propriedades simbólicas e emocionais, e não por suas qualidade físicas. Desta forma, o design é responsável não apenas pela coisa criada em si, mas por todas as reações que ela promove.


Visão, olfato, tato, audição e paladar


Font: TAKE A GREEN BREAK - Poster Sok Hwee

Os estímulos visuais são os primeiros que nos lembramos ao falar de sentidos. Mas "visão" também pode significar uma forma única de ver o mundo. Pessoas cegas ou daltônicas possuem uma forma de visão diferenciada, utilizando uma outra perspectiva para enxergar o mundo. Quando estamos projetando, é preciso pensar sobre todas as formas de"ver".


O olfato é explorado em diversos ambientes e produtos conectando um cheiro ao projeto desenvolvido. Sendo um dos nossos sentidos mais ligados a memória afetiva, ele pode ser explorado de maneiras distintas em um projeto promovendo um diferencial marcante.


O tato nos permite sentir e experienciar estímulos diversos e simultâneos. Nosso sentido mais "sensível" pode ser bastante explorado no campo do design promovendo sensações por todo o corpo.


No campo do paladar a indústria alimentícia possui diversos casos do uso deste sentido como ferramenta projetual. Seja oferecendo uma experiência inusitada ou sensações de prazer que se ligam rapidamente ao nosso córtex.


A audição pode influenciar uma experiência de muitas maneiras, ela possui uma grande influência em nossos sentidos e é largamente utilizada como forma de aproximação com o público. Assim como no caso da visão, é importante entender as diferentes formas de escutar existentes na singularidade humana.


Dentro de um projeto de design a combinação dos cinco e de tantos outros sentidos, pode determinar o sucesso de uma experiência memorável.

Ao longo dos próximos meses iremos explorar melhor cada um deles, seus significados e implicações no mundo e em nós mesmos.


Até a próxima.




===============================


Referências:


107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page